quarta-feira, 12 de maio de 2010

ORIENTAÇÃO PELAS ESTRELAS


A orientação pelas estrelas é um dos métodos naturais mais antigos, em todas as civilizações. As constelações mais usadas pelos Escuteiros, no Hemisfério Norte, são a Ursa Maior, Ursa Menor, Orion e a Cassiopeia.

URSA MAIOR

A constelação da Ursa Maior (UMa) é uma das mais facilmente identificáveis nos céus nocturnos do hemisfério norte. As suas estrelas principais conferem a esta constelação uma imagem muito característica como se mostra figura 1.




Fig 1 - As sete estrelas principais da Ursa Maior

Esta constelação situa-se muito próximo do polo norte celeste como se pode verificar pela figura 2. Note-se a proximidade da UMa relativamente à Estrela Polar (Polaris) localizada na constelação da Ursa Menor e que coincide quase com o Polo Norte Celeste.

Antares

Antares (Alpha Scorpii) é uma estrela de 1ª magnitude (na verdade é uma estrela binária) – uma supergigante vermelha, distante aproximadamente 600 anos-luz da terra, 700 vezes maior que nosso sol e 10.000 vezes mais brilhante. O nome ´Antares´ significa ´Rival de Marte´ - rivalidade entre os dois objetos mais avermelhados do céu, que são freqüentemente confundidos.


            Abaixo temos uma belíssima foto de Antares e regiões próximas:

A constelação de escorpião


Em 1930 a UAI (União Astronômica Internacional), em virtude da precisão exigida pela moderna Astronomia, dividiu geometricamente o céu estrelado em 88 constelações, preservando os nomes herdados em grande parte de civilizações ocidentais antigas. 


A constelação de escorpião é famosa , talvez pelo fato de ser realmente bonita, mas, acho que o que chama mesmo a atenção seja ea presença de ANTARES  no seu centro.  Uma estrela supergigante , que é 700 vezes maio r que o sol e 10,000 vezes mais brilhante que o mesmo.