quarta-feira, 12 de maio de 2010

A constelação de escorpião


Em 1930 a UAI (União Astronômica Internacional), em virtude da precisão exigida pela moderna Astronomia, dividiu geometricamente o céu estrelado em 88 constelações, preservando os nomes herdados em grande parte de civilizações ocidentais antigas. 


A constelação de escorpião é famosa , talvez pelo fato de ser realmente bonita, mas, acho que o que chama mesmo a atenção seja ea presença de ANTARES  no seu centro.  Uma estrela supergigante , que é 700 vezes maio r que o sol e 10,000 vezes mais brilhante que o mesmo. 
 
A constelação de Escorpião foi identificada como tal tanto pelos gregos quanto pelos egípcios e persas. A origem egípcia remete às secas que devastavam a região do Nilo, que nessa época o Sol passava por essa constelação. Antares, a estrela mais brilhante de Escorpião, era considerada uma das “guardiãs” do céu segundo os persas. a mitologia grega tem outra explicação para a constelação. O escorpião foi o animal enviado por Ártemis (deusa da caça de acordo com a mitologia, embora ela também seja associada ao parto e à Lua. Artémis pode ser considerada a versão feminina de Apolo, seu irmão gêmeo) para matar Órion. Diz a lenda que Ártemis, fria e vingativa, sentia-se prejudicada nas suas atividades de caça pelo gigante caçador Órion. Uma variante do mito afirma que o escorpião nunca chegou a matar Órion – de fato, se observarmos o céu nessa época do ano veremos que a constelação de Órion se põe enquanto que as estrelas de Escorpião nascem no outro lado da abóbada celeste.

8 comentários:

  1. Muito legal, isso me ajudou em uma pesquisa minha. Mas você poderia botar mais informações? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. mais em que cidade de que pais fica essa contelação?? eu só entrei para saber isso e agora não tem... se não colocarem nunca mais entro nesse site...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a constelação fica no espaço
      não em cidade ou pais
      mas é vista principalmente nas cidades próximas a linha do equador

      Excluir
  3. Eu só consegui encontrar a constelação a olho nú, pois olhei antes no mapa. Mas infelismente, em cidades como o Rio de Janeiro, é difícil contemplar o céu com perfeição. As luzes da cidade, tem ofuscado cada vez mais os céus, em certas regiões. Constelações bastante conhecida pelos brasileiros, como o Cruzeiro do Sul, fica cada vez mais difícil encontrar.

    ResponderExcluir
  4. Eu diria que o céu de minha cidade é Nota 3

    ResponderExcluir
  5. Quando viajei para o nordeste, mas precisamente no município de Umburanas-BA, bem no agreste baiano. Fiquei maravilhado com o céu de lá. Nunca havia visto um céu como aquele. Era possível enxergar a grande Nuvem de Magalhães.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre esta postagem.